Exposição “Brasília, um ateliê ao ar livre” permanece no Memorial do MPF até 10 de novembro

brasilia-um-atelie-ao-ar-livre.png

A exposição “Brasília, um ateliê ao ar livre”! A mostra, com 29 obras produzidas pelo pintor Otoniel Fernandes Neto durante o confinamento na pandemia de covid-19, vai permanecer no Memorial do MPF até 10 de novembro. A visitação pública é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A classificação indicativa é livre.

Obras – As obras, em sua maioria pintadas no local retratado, exploram os efeitos plásticos tradicionais que emocionam numa pintura de paisagem: luz, cor, dimensões, personagens, fauna e flora. Nelas, o artista se apropria dos encantamentos de Brasília, utilizando seus espaços, como praças, prédios, monumentos tradicionais, margens do Lago Paranoá, gramados, espelhos d’água, sombras de árvores e até proas de barcos, para dar vida às pinturas.

Sobre o artista – Otoniel Fernandes Neto nasceu em 1964, em Fortaleza (CE), e se mudou para Brasília em 1972, ainda garoto, acompanhando os seus pais. Começou a pintar em 1979, sob a orientação do pintor Aluísio Santana. Em 1982, realizou sua 1ª exposição individual na Sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brasília. Em 1983, ingressou na Universidade de Brasília (UnB) para cursar Licenciatura em Artes Plásticas.

O artista realizou dezenas de exposições individuais pelo país, participando também de vários salões nacionais de pinturas. A partir de 1996, começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas e pinturas ao ar livre, tendo se notabilizado por retratar os espaços abertos de Brasília, com seus monumentos característicos. Desde então, publicou 15 livros de arte com essas exposições.

Exposição Brasília, Um Ateliê ao Ar Livre
Visitação: até 30 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h
Local: Memorial do MPF/PGR
Endereço: Setor de Administração Federal Sul (Q. 4, Conjunto C, Brasília, DF)
Entrada gratuita