Memorial MPF recebe exposição Vidas Bordadas

Exposição conta com 22 autorretratos feitos manualmente por mulheres do Instituto Proeza

foto-exposicao-vidas-bordadas.jpg

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher - 8 de março, o Memorial MPF sediará a Exposição Vidas Bordadas, de 3 de março a 7 de abril. A mostra é comporta por 22 quadros bordados por mulheres do Instituto Proeza, que apresentam um pouco de como essas artistas enxergam a sua realidade, de como se veem e do que desejam para o futuro.

O objetivo da exposição é destacar a força que as mulheres têm para escrever sua realidade, transformando-se em senhoras da própria história.

A produção dos autorretratos aconteceu na sede do Instituto Proeza - localizada no Recanto das Emas -, em encontros que se materializaram em forma de rodas de conversa e oficinas. "A metodologia da roda possibilitou nos aproximarmos mais das mulheres. Percebemos com a realização das oficinas que a construção de autonomia não é somente ensinar um novo ofício ou instrumentalização para o mercado de trabalho, mas do reconhecer-se como cidadã e construir sentido para a capacitação em si", explica Kátia Ferreira, diretora do Instituto Proeza.

Sobre o Instituto Proeza

O Instituto Proeza foi criado em 2003 para contribuir na transformação de vida de mulheres e meninas. A entidade busca unir o espírito solidário ao espírito empreendedor, promovendo ações de geração de renda, apoio psicológico e emocional a mulheres em situação vulnerável. As mulheres são inseridas nos mercados formais de trabalho por meio de ações de ensino e treinamento em técnicas de fabricação de produtos que possam ser comercializados.

O objetivo é garantir capacitação para independência financeira e autoestima. Em 17 anos, o instituto capacitou mais de 2000 mulheres e hoje atende 268 famílias entre mulheres, crianças e jovens. O projeto tem apoio financeiro e institucional da UNESCO Brasil/Criança Esperança, Fundação Banco do Brasil, GPS Foundation, MPDFT e Universidade de Brasília.

Serviço:
Período da exposição: de 3/3 a 7/4 de 2020
Horário: 13h às 18h
Local: Memorial MPF

Atenção: Em observância ao disposto na Portaria PGR/MPU Nº 60, de 12 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), as visitas do público externo ao Memorial MPF estão atualmente suspensas.